domingo, 26 de janeiro de 2025

Vereador Diego cobra audiência com sulanqueiros para discutir construção de polo em Jataúba. "Não é só o polo, tem que ter água e segurança para sulanqueiros e clientes".

Em seção ordinária na câmara de vereadores no último dia 23  janeiro o vereador Diego do Riacho do Meio (Podemos), dirigiu alguns questionamentos ao presidente da câmara Chico de Irineu, na ocasião o vereador pontuou sobre a viabilidade da construção de um polo de confecções no município defendida por Chico.

Diego deixou claro que é favorável ao projeto, porém, ressaltou que tudo tem que muito bem planejado e discutido com os sulanqueiros do município para que não vire um elefante branco, o vereador destacou alguns empreendimentos como foi feito em Pão de Açúcar Distrito de Taquaritinga do Norte, Uai Shopping em Toritama e o Altas Horas em Santa Cruz que não conseguiram atingir as expectativas e disse que essa é uma das questões que tem de ser levada em conta uma vez que dificilmente os sulanqueiros locais teriam condições de se dividir entre as feiras do Moda Center e uma feira local.

Ainda em seu discurso Diego falou que não se trata só da questão de construir um polo, mas, que teria que dar condições de funcionamento de infraestrutura, como abastecimento de água, e destacou principalmente a questão da segurança que teria que ser oferecida a feirantes e clientes. "Temos que fazer uma audiência pública com os sulanqueiros e discutir cada ponto, pegar ideias, não sou contra o projeto, mas, tudo tem que ser bem pensado", destacou o vereador.

Vale salientar que, Jataúba atualmente tem um baixo efetivo policial, além de contar com apenas 02 guardas municipais por plantão, o que de fato justifica a preocupação do vereador Diego que está no seu primeiro mandato. 

Diego ainda colocou requerimentos para calçamentos de ruas no Distrito Riacho do Meio e cobrou a construção da praça na comunidade. O presidente da câmara Chico de Irineu em aparte, disse que em relação a praça o dinheiro está em caixa, o projeto está 100% pronto e falta apenas iniciar as obras.

Portal Reprise





Governadora Raquel Lyra reforça agenda no Interior do Estado

 

A presença da governadora Raquel Lyra (PSDB) no interior pernambucano será reforçada a partir da próxima semana. Quarta, quinta e sexta-feira estarão reservadas a entregas, reuniões e também encontro com o ministro dos Transportes, Renan Filho.

As primeiras visitas do ano fora da Região Metropolitana do Recife começam pelo Agreste. Em Águas Belas, terra do deputado e presidente estadual do PT, Doriel Barros, a gestora entrega a PE-300 recuperada. Um investimento de R$ 95 milhões.

Ainda na quarta, ela estará em Petrolina. A partir das 16h, visita a travessia urbana, obra estruturante para facilitar a mobilidade entre o município pernambucano e Juazeiro, na Bahia. O investimento é do Governo Federal e é esperada a presença do ministro Renan Filho, que responde pela Transnordestina e pelo metrô, pautas caras à governadora. Raquel Lyra segue em Petrolina na quinta-feira.

A cidade é comandada pelo adversário político Simão Durando (União Brasil), prefeito ligado ao grupo Coelho. Pela manhã, dá entrevistas, tem reunião fechada e visita uma subestação da Neoenergia.

À tarde, a partir das 16h, reúne professores da rede estadual e entrega notebooks. Do Sertão do São Francisco, Raquel parte para o Sertão Central. Em Salgueiro, do prefeito aliado Fabinho Lisandro, anuncia a retomada e ampliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) Leite.

No município também entrega a PE-483 recuperada, um trecho de 13 quilômetros e que custou R$ 21 milhões. A programação termina em Sertânia, no Sertão do Moxotó. Lá será entregue a PE-265, chamada Estrada Pernambuquinho, porque liga o município ao distrito de Pernambuquinho, na divisa com o Estado da Paraíba.

Da Folha de Pernambuco




MPPE recomenda ajustes no funcionamento da Guarda Municipal em Brejo da Madre de Deus

 

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação à Prefeitura de Brejo da Madre de Deus com o intuito de regularizar o funcionamento da Guarda Municipal. No documento, o Promotor de Justiça Antonio Rolemberg fixou um prazo de 30 dias para que o prefeito adote mudanças importantes para o funcionamento da corporação.

A primeira delas é abster-se de contratar ou manter contratados servidores para funções exclusivas da Guarda Municipal, que devem ser desempenhadas por servidores efetivos.

"A contratação de terceiros para o desempenho de funções privativas dos guardas municipais, sem a realização de concurso público, constitui flagrante afronta aos princípios da legalidade, moralidade administrativa e eficiência", alerta Antonio Rolemberg, no texto da recomendação.

Além disso, a Promotoria de Justiça de Brejo da Madre de Deus recomendou que seja estabelecida a carga horária de 40 horas semanais, conforme previsto na Lei Complementar Municipal nº 001/2024.

Tal carga horária deve ser cumprida de forma integral, cabendo à gestão municipal planejar as escalas de trabalho para garantir a cobertura adequada às demandas de segurança pública e proteção do patrimônio público do município.

Por meio da recomendação, o MPPE orienta ainda que a Prefeitura promova a capacitação de todos os guardas municipais para o exercício das novas atribuições previstas pela Lei Complementar Municipal e não permita que servidores em desvio de função cumpra atribuições exclusivas da Guarda Municipal.

O município deverá apresentar, no prazo de 30 dias, a documentação que comprove o cumprimento das providências recomendadas. Em caso de descumprimento injustificado, o MPPE poderá adotar as medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.

A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE da terça-feira (21).

Informações MPPE

Abimael Santos defende nome de Anderson Ferreira para disputar governo do estado pelo PL em 2026

 

O deputado estadual Abimael Santos, do PL, concedeu entrevista ao programa ‘Cidade em Foco’, da Rede Pernambuco de Rádios (RPR) e ao Blog do Alberes Xavier. Ele falou sobre o planejamento do seu partido com vistas a eleição estadual do próximo ano.

Segundo ele, a política de Pernambuco está no radar do ex-presidente da república, Jair Bolsonaro, principal nome do PL no país. Ele falou ainda que é necessário que o PL tenha um candidato ao governo do estado, já que, segundo ele, uma parte dos que fazem a legenda não quer votar no prefeito do Recife, João Campos, do PSB e outra parte, não se identifica com o projeto político da governadora Raquel Lyra, do PSDB.

Perguntado sobre quem seria o melhor nome para disputar o governo do estado pelo PL, Abimael não titubeou: “Na minha opinião o melhor nome é Anderson Ferreira, acredito que ele é o melhor nome e acho que Pernambuco tem muito a ganhar com a experiência de gestão que ele tem. Queria ver ele como governador do estado”, disse o deputado estadual.

Blog do Alberes Xavier

Leite de Cabra: Dr. Romualdo cobra usina prometida pelo governador e medidas que facilitem a comercialização do produto

 

Em entrevista concedida ao Programa Ponto de Vista, da Serra Branca FM, Dr. Romualdo (MDB) analisou os dois primeiros anos como Deputado Estadual. Destacou que seu mandato é do povo e ressaltou importância de continuar morando no Cariri, mesmo com deslocamentos semanais para João Pessoa.

Quando foi questionado sobre o leite de cabra, lembrou da promessa do governador de uma Usina para o Cariri e cobrou intervenções por parte do governo estadual que possam abrir novos mercados. Além disso esclareceu a recente polêmica do aumento concedido pelo governo federal.

“O governo Lula concedeu um aumento linear para todos os estados, alguns apresentaram questões locais ao conselho gestor, órgão que define os preços, e foram atendidos. Não tem nenhum protocolo da Paraíba nesse sentido, o que nos deixou atrás no valor tabelado. Mas, graças à intervenção de Luiz Couto e Veneziano isto vai ser sanado”, destacou o doutor.

Por fim, o Deputado do Cariri anunciou que todos os municípios da região receberão recursos até o final desse primeiro mandato, independente de apoio político ou não. “Nosso mandato não é de governo ou oposição, nosso mandato é do povo”, finalizou Dr. Romualdo (MDB).

Informações Cariri em Ação


segunda-feira, 6 de janeiro de 2025

Prazo Final; Eleitor que não votou no segundo turno deve justificar ausência até 7 de janeiro

 

A Justiça Eleitoral está se aproximando do prazo final para que os eleitores justifiquem a ausência no segundo turno das eleições municipais de 2024. Este prazo se encerra nesta terça-feira (7), e os eleitores têm a opção de realizar a justificativa de forma presencial nos cartórios eleitorais ou pela internet. O primeiro e o segundo turno são considerados eleições distintas, o que exige justificativas separadas para cada um. Para os eleitores que não compareceram às urnas no segundo turno, realizado em 27 de outubro em 51 cidades, incluindo 15 capitais, existem duas maneiras de regularizar a situação.

A justificativa pode ser feita presencialmente nos cartórios eleitorais ou de forma online, através do aplicativo e-Título ou do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O aplicativo, disponível para todos os tipos de celulares, oferece uma maneira prática e rápida para que o eleitor faça a justificativa. A não justificativa da ausência dentro do prazo estipulado pode resultar em multas e restrições, como a impossibilidade de participar de concursos públicos ou obter passaporte.

Fonte: Jovem Pan


HMPV: o que se sabe sobre doença viral em alta na China que pode virar nova Pandemia?

 

O aumento de casos de metapneumovírus humano (HMPV) na China, principalmente entre crianças, tem gerado preocupação nas autoridades locais. O Centro de Controle de Doenças (CDC) da China alertou a população para tomar precauções de saúde e higiene.

Além disso, o escritório da Organização Mundial de Saúde (OMS) na China está em contato com as autoridades locais de saúde, que informaram que a escala e a intensidade dos casos permanecem mais baixas do que há um ano.

O que é metapneumovírus?

O metapneumovírus humano (HMPV) não é um vírus novo, sendo conhecido desde 2001. Segundo a OMS, esse é um vírus relativamente comum que, em geral, causa sintomas leves, como tosse, febre, congestão nasal e respiração ofegante. No entanto, os casos graves podem causar pneumonia, especialmente em crianças, idosos ou pessoas com comorbidades.

A transmissão do vírus acontece através de gotículas, do contato próximo com pessoas com a infecção ou com superfícies contaminadas. Atualmente, não existe tratamento específico para o HMPV, nem vacina para prevenir a doença.

Por isso, a principal recomendação da OMS para controlar as infecções pelo metapneumovírus é a mesma que outras doenças respiratórias: manter-se em isolamento caso esteja doente, cobrir a boca ao tossir ou espirrar, manter os ambientes bem ventilados, usar máscara em locais públicos e com aglomeração de pessoas, e lavar bem as mãos.

Quais são os sintomas do metapneumovírus?

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, os sintomas mais comuns do metapneumovírus são:

  • Tosse;
  • Febre;
  • Congestão nasal;
  • Falta de ar; 
  • Em casos mais avançados, pode causar bronquite ou pneumonia.

Segundo o CDC, o período de incubação do vírus é de três a seis dias, e a duração média da doença pode variar de acordo com a gravidade, mas é semelhante a outras doenças respiratórias causadas por vírus, como gripe, resfriado e Covid-19.

Metapneumovírus pode causar pandemia?

De acordo com a OMS, especialistas têm afirmado que o metapneumovírus não representa “uma nova ameaça”, pois já é uma doença respiratória conhecida. Para Hans Kluge, médico belga e especialista da entidade, a melhor forma de prevenir qualquer risco para a saúde pública é investir em sistemas e serviços robustos, incluindo vigilância colaborativa.

A preocupação diante dos casos na China se deve ao aumento inesperado de infecções, majoritariamente entre crianças e adolescentes. Isso levanta suspeita para a possibilidade de o metapneumovírus ter sofrido alguma mutação genética, de acordo com especialistas ouvidos pela CNN Portugal.

Kugle ressalta que, embora a preparação e a resposta a emergências sanitárias sejam vitais, também é igualmente importante obter informações de fontes confiáveis ​​e geradas por especialistas, para ajudar a combater a desinformação.

Informações CNN Brasil

 

 


Guarda municipal se entrega após assassinar secretário dentro de prefeitura

 

O secretário-adjunto de segurança de Osasco, município da região metropolitana de São Paulo, foi baleado e morto durante uma reunião com guardas civis metropolitanos no fim da tarde desta segunda-feira (6). 

De acordo com informações cedidas em coletiva de imprensa pelo o comandante do GATE e da Guarda Municipal, Adilson Custódio Moreira teria se desentendido com um dos agentes presentes na reunião, que revidou ao disparar contra o secretário. Em seguida, o GCM se trancou em uma sala com a vítima e o local foi evacuado. 

O Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) foi acionado para negociar a liberação do secretário, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. O óbito foi constatado pela equipe médica. 

O guarda se entregou à polícia e foi preso em flagrante acusado de matar o secretário. Até o momento, não há informações sobre a motivação da discussão ou disparos. 

Informações Band.com


sexta-feira, 3 de janeiro de 2025

Receita Federal amplia fiscalização e passa a receber dados de cartões de crédito e Pix

 

A partir de janeiro de 2025, a Receita Federal passou a contar com uma nova ferramenta de fiscalização das operações financeiras dos contribuintes. Com a ampliação do sistema de monitoramento, agora o órgão passa a receber informações detalhadas de transações realizadas por meio de cartões de crédito e de instituições de pagamento, como as que realizam transferências via Pix.A medida foi anunciada pela Receita Federal em setembro do ano passado e já está em vigor, com a expectativa de que as transações feitas entre janeiro e julho de 2025 sejam enviadas em agosto deste ano.

A principal mudança é a exigência de que as operadoras de cartão de crédito e as plataformas de pagamentos enviem dados à Receita sobre transações realizadas, desde que o montante total movimentado ultrapasse R$ 5 mil para pessoas físicas e R$ 15 mil para empresas. Esses valores, por exemplo, podem incluir pagamentos via Pix ou até mesmo operações de investimento e transferências. 

A Receita Federal esclareceu que o objetivo da nova medida é o de aprimorar o controle das operações financeiras e contribuir para o combate à evasão fiscal no Brasil. As informações enviadas serão consolidadas na base de dados do órgão por meio da “e-Financeira”, uma declaração semestral que tem como meta a identificação de irregularidades e o cumprimento das leis tributárias. 

“A medida visa não apenas garantir a transparência nas transações financeiras, mas também fortalecer os compromissos do Brasil no combate à evasão fiscal e contribuir para o alinhamento com padrões internacionais de transparência, como o Padrão de Declaração Comum (CRS)”, afirmou a Receita em nota oficial.

Com a ampliação da fiscalização, a Receita Federal espera aumentar a transparência das operações financeiras e melhorar a eficácia no combate à evasão fiscal. De acordo com a Receita, os dados gerados são um importante recurso no combate a ilícitos.

 

Informações Extra Online

 


Governo intensifica cadastramento de pipeiros em Pernambuco

 

O Governo de Pernambuco, por meio da Compesa, intensificará o cadastramento de pipeiros em todo o estado, desde esta quinta-feira (02), quando iniciou uma nova fase de credenciamento para atendimento em vários municípios.

As inscrições estão abertas para pessoas físicas e jurídicas e o novo processo contará com tabela de preços revisada. A medida é uma das ações definidas para o enfrentamento ao estado de alerta devido à escassez de chuvas e baixo nível de diversos mananciais. Esse suporte servirá para complementação do abastecimento nas cidades com maior dificuldade hídrica.

Para agilizar a contratação, a Compesa está disponibilizando um telefone exclusivo para o atendimento dos pipeiros interessados, prestando informações e orientações para o cadastramento emergencial de carros-pipa.

O atendimento será pelo telefone 81 3412 9722, de segunda à sexta-feira, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Informações PE Notícias


Mendonça passa mal, mas assessora descarta infarto

 

O deputado federal Mendonça Filho (UB) foi submetido a um cateterismo nesta sexta-feira (03) no Real Hospital Português, no Recife. O parlamentar estava em Toquinho, praia do Litoral Sul de Pernambuco, quando passou mal durante uma partida de tênis. Ele foi inicialmente socorrido para a UPA de Serrambi e, em seguida, transferido de helicóptero para a unidade hospitalar na capital pernambucana.

Informações preliminares apontavam para a suspeita de infarto, mas a hipótese foi descartada pela assessora do parlamentar, Nádia Ferreira. A assessoria informou, ainda, que um boletim médico será divulgado assim que houver um parecer oficial sobre o estado de saúde de Mendonça.

Informações Blog do Magno Martins


Prefeito eleito renuncia no dia da posse e mãe assume o cargo

 

O prefeito eleito de Orós (CE), Simão Pedro (PSD), renunciou ao cargo e sua mãe, Tereza Cristina (PSB), vice-prefeita na chapa, assumiu o Executivo da cidade na última quarta-feira (1º). Simão deixou o cargo para tomar posse como deputado estadual do Ceará. Ele foi empossado no cargo pela mesa diretora da Assembleia Legislativa (Alece) na manhã da última sexta-feira (27).

Ele ocupava o posto de suplente da então deputada Gabriella Aguiar (PSD), que deixou a posição para atuar como vice-prefeita em Fortaleza, ao lago do chefe de Evandro Leitão (PT). Com a ausência, Simão assume o posto de forma definitiva até 2026.


Nas redes sociais, o parlamentar publicou um vídeo em que acompanha a posse da mãe como prefeita na quarta.

“Um novo capítulo de progresso começa em Orós! Tereza Cristina Alves Pequeno assume oficialmente como prefeita, reafirmando seu compromisso com a ética, o desenvolvimento e o bem-estar de todos os oroenses”, escreveu Simão.


Como mostrou a CNN em novembro de 2024, o ex-prefeito já havia divulgado deixaria o cargo. “Essa chapa [com minha mãe] foi planejada para o futuro”, disse o prefeito eleito à CNN na época. “Mas surgiu a questão da chapa em Fortaleza”, pontuou, e “isso abriu um leque de possibilidade de antecipação de um mandato para mim”. Simão e Tereza Cristina foram eleitos com 58,41% dos votos válidos (8.287 votos) na eleição do ano passado.


Ambos já comandaram a cidade anteriormente. Simão foi prefeito da cidade por dois mandatos, entre 2013 e 2020. Cristina, por sua vez, esteve à frente do município de 1993 a 1996.


Com informações de Henrique Sales Barros / CNN Brasil


quinta-feira, 2 de janeiro de 2025

Prefeito de cidade na Paraíba chega para posse montado em jumento

 

O prefeito de Sumé, município da Paraíba, Manezinho Lourenço, chamou a atenção da população, durante sua posse, ontem, ao chegar à cerimônia montado em seu burro. O gesto simbolizou seu estilo simples e autêntico, refletindo sua identidade como produtor rural e o carinho com a cultura local.

Durante a campanha, Manezinho foi apelidado de “matuto” e “vaqueiro” devido ao seu jeito descomplicado e ligação com as raízes rurais de Sumé. Ele demonstrou, com esse gesto simbólico, que não se distancia das origens e que pretende manter sua gestão conectada com as necessidades e valores do povo sumeense, especialmente os trabalhadores rurais.

Com essa atitude, Manezinho reafirma seu compromisso de ser um gestor próximo do povo, com foco em políticas que beneficiem tanto a área urbana quanto rural, valorizando a cultura e a vida no campo. A posse foi um momento de celebração e reforço de que a simplicidade e o trabalho árduo são pilares da administração do novo prefeito.

Informações Blog do Magno Martins


“Não tenho mais pretensão de sair candidato, aqui encerro minha carreira política”, declara Furibinha ao despedir da câmara de vereadores de Jataúba

 

No último dia 31 de dezembro Joseilson Alves de Melo (Furibinha) finalizou mais um ciclo na câmara de vereadores da cidade de Jataúba, eleito para o seu segundo mandato como vereador nas eleições de 2020, o companheiro como é conhecido repetiu o feito do seu primeiro mandato e apesar da sua atuação em busca de ações para o município não conseguiu renovar o mandato nas últimas eleições.

Em contato com nossa equipe, Furibinha disse que a sensação é de dever cumprido, por ter atuado em todas as áreas honrando cada voto de confiança, disse que mesmo ouvindo muitas piadas, sai com a certeza de que o objetivo foi alcançado, principalmente na questão hídrica, que foi uma de suas bandeiras mesmo antes de assumir o mandato em 2021 e que sempre acreditou que a população de Jataúba voltaria a ter água nas torneiras.

Falando sobre não ter renovado o mandato, destacou que na sua trajetória política sempre procurou ouvir a população, retribuindo com muito trabalho, mas, que de repente tudo muda e que a democracia e vontade do povo tem que ser respeitadas. “Minha passagem pela câmara foi mais uma página virada na história política do município, e certamente outras virão”, destacou.

Quanto ao futuro o ex-vereador disse que no momento não tem nenhuma projeção. “Já dei uma contribuição significativa buscando algo para nossa cidade, para termos uma qualidade de vida melhor, militei durante muito tempo com meu pai, que foi um velho guerreiro com o qual aprendi muito, por isso saio de cabeça erguida. Mas, não tenho mais pretensão de sair candidato, aqui encerro minha carreira política”, finalizou Furibinha.

Por fim, Furibinha deixou um incentivo para que os jovens estudem a história política do município e que assim como ele se inspirou em tantos homens que passaram e fazem parte dessa história que se interessem pela política e lutem em busca de melhorias para o município e que finquem as suas histórias para as futuras gerações. Furibinha citou nomes que o inspiraram como, José Lopes de Siqueira, Petrônio Siqueira, além de Petrúcio Siqueira.

Portal Reprise


quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Em Jataúba, Dra. Cátia é empossada prefeita para o seu segundo mandato e diz: “Nos últimos 4 anos os Jataubenses sabem o que é viver uma democracia”

 

Nesta quinta-feira 01 de janeiro a prefeita Dra. Cátia que foi reeleita nas últimas eleições foi empossada para o seu segundo mandato no município, com pouco mais de 60% dos votos válidos a gestora superou o ex-prefeito Antônio de Roque, além de Fábio Mamão que até então era o seu vice, sendo assim reconduzida ao cargo de prefeita.

Assim como na gestão anterior a prefeita tem na câmara de vereadores ampla maioria o que indica que mais uma vez terá uma gestão tranquila, sem muitas cobranças da oposição. A gestora que agora tem como vice-prefeito o ex-vereador Fernando Chaves (Firoca), tem como desafio tirar do papel promessas de sua primeira campanha que até hoje são cobradas pela população, como a busca de uma agência bancária, melhorias na segurança, dentre outros serviços básicos.

Aliada do governo do estado e do deputado federal Eduardo Dafonte que tem forte influência no cenário político, outro desafio da prefeita é a melhorias das estradas que ligam ao município como a PE-160 e principalmente a PE-145 que se encontra em estado crítico, além da questão hídrica que é um grande problema de Jataúba e Região.

Em seu discurso de posse visivelmente emocionada a prefeita fez agradecimentos e disse que a sua recondução ao cargo foi um reconhecimento do trabalho, segundo ela nos últimos 4 anos a população de Jataúba viveu verdadeiramente uma democracia e experimentou o que é ser livre. 

Repetindo o discurso de 2021 quando assumiu a prefeitura pela primeira vez, disse que está prefeita de Jataúba por uma missão e que não irá medir esforços para buscar melhorias para o município e vencer os desafios que tem pela frente.

“Temos muito a fazer, não é fácil trabalhar com pouco, mas, quando temos o compromisso de aplicar o dinheiro do povo para o povo é possível vencer os desafios e é isso que vamos fazer”, finalizou.

Além da prefeita e vice também foram empossados os 11 vereadores que irão compor a legislatura na câmara entre 2025 a 2028 que são: Chico de Irineu, Carla Paiva, Burú, Júnior do Riacho do Meio, Diego do Riacho do Meio, Josilene Cordeiro, Paulo Floriano, Civan, Luzimário, Zito Lopes e Antônio Biloza.

Portal Reprise


Após ser eleito com a maior vantagem da história, Helinho Aragão é empossado prefeito de Santa Cruz do Capibaribe

 

Após ser eleito com a maior vantagem de votos da história em Santa Cruz do Capibaribe, Helinho Aragão tomou posse nessa quarta-feira 01 de janeiro como prefeito da capital das confecções.

O gestor tem como grande desafio dar continuidade ao trabalho realizado por seu antecessor Fábio Aragão que apesar do altíssimo índice de aprovação não concorreu a reeleição, fazendo sucessor o seu então vice Helinho.

Ao contrário de Fábio que assumiu a prefeitura em 2021 com apenas 4 dos 17 vereadores na sua base, Helinho terá ampla maioria na câmara, além de um orçamento farto e também manteve boa parte do secretariado da gestão anterior, o que naturalmente irá facilitar o seu trabalho a frente da prefeitura de Santa Cruz.

Portal Reprise 


Ausência de chuvas e altas temperaturas provocam mudanças no abastecimento de Água

 

Medidas emergenciais estão sendo adotadas para assegurar o atendimento à população até a próxima quadra chuvosa

 

 

O período de estiagem e a elevação sustentada das ondas de calor já impactam fortemente os níveis de armazenamento dos mananciais em Pernambuco. As altas temperaturas, que implicam aumento da evaporação das águas armazenadas, por outro lado, precipitam o crescimento do consumo. Dos 172 mananciais operados para a abastecimento humano no Estado, 54 captações estão em nível crítico ou de alerta. Considerando ainda as previsões climáticas para o próximo trimestre, que indicam acumulado de chuva de normal a abaixo do normal e temperaturas acima da média para todo o estado, a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos e APAC emitiram alerta de contingenciamento hídrico em várias cidades pernambucanas, com reflexo no abastecimento de água. Para enfrentar a situação de escassez de chuvas, a Compesa precisou realizar ajustes operacionais nos sistemas afetados e promover alteração de calendários de abastecimento com o objetivo de assegurar o atendimento sustentado das regiões nos meses de janeiro, fevereiro e março, que é o período que antecede a quadra chuvosa. A medida será amparada em ações emergenciais propostas pela Companhia.

 

A situação de alerta em Pernambuco devido à escassez de chuvas foi apresentada ontem (30), em coletiva, na sede da Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC), bairro de Santo Amaro, Recife. As explicações foram repassadas perlo secretário de Recursos Hídricos e Saneamento, Almir Cirilo e  o presidente da Compesa, Alex Campos.  A presidente em exercício da APAC, Crystianne Rosal e o secretário Executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho também contextualizaram a questão hídrica atual.

 

Para mitigar os efeitos da ausência de chuvas, medidas emergenciais estão sendo adotadas pela Compesa, como reforço da frota de carros-pipa. Uma nova fase de credenciamento de pipeiros para atendimento em vários municípios será iniciada na próxima quinta-feira (2/01). Para agilizar a contratação, a Compesa está disponibilizando um telefone exclusivo para o atendimento dos pipeiros interessados, prestando informações e orientações para o cadastramento emergencial dos veículos. O atendimento será pelo telefone 81 3412 9722, de segunda a sexta-feira, no horário das 08h às 12h e das 13h às 17h. A medida é uma das ações definidas para o enfrentamento ao estado de alerta devido à escassez de chuvas e baixo nível de diversos mananciais. Esse suporte servirá para complementação do abastecimento nas cidades com maior dificuldade hídrica.

 

Além da ação para atendimento complementar da população via carro-pipa, obras estruturantes estão em via de entrega para dar garantia e segurança hídrica do abastecimento, como as adutoras do Agreste e Serro Azul, além das obras complementares da Adutora do Alto Capibaribe, entregue neste mês. Também estão sendo reforçadas as equipes de manutenção para atuar de forma ainda mais rápida no conserto de vazamentos e combater o desperdício. A ativação de captações antigas e novas obras ainda estão em execução para evitar que cenários como este voltem a ocorrer no futuro.

 

 

SITUAÇÃO DOS MUNICÍPIOS

 

As situações que requerem atenção no abastecimento estão concentradas no Agreste, Zona da Mata, Sertão e parte da Região Metropolitana do Recife (RMR) em virtude do baixo nível de algumas barragens. São 16 mananciais em nível crítico no Sertão, Agreste e Zona da Mata pernambucana e que já impactam o abastecimento de 14 municípios: Agreste – Água Belas, Calçado, Chã Grande, Gravatá, Jurema, Lajedo e Saloá. Matas – Camutanga, Chã de Alegria, Ferreiros, Ribeirão, Timbaúba e Vicência. Sertão – Santa Filomena.

 

Outros 38 mananciais nessas regiões e também na RMR estão em nível de alerta. Esses são responsáveis pelo atendimento de 48 municípios pernambucanos: Agreste – Belém de Maria, Belo Jardim, Bezerros, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Caruaru, Casinhas, Cumaru, Frei Miguelinho, Gravatá, Machados, Panelas, Paranatama, Passira, Poção, Riacho das Almas, Sairé, Salgadinho, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama e Vertentes. Matas – Bom Jardim, Escada, João Alfredo, Limoeiro, Macaparana, Machados, Nazaré da Mata, Orobó, Pombos, Sirinhaém e Vitória de Santo Antão. Sertão – Afrânio, Dormentes, Santa Cruz e Santa Terezinha. RMR – Abreu e Lima, Araçoiaba, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Igarassu, Ipojuca, Moreno, Paulista e São Lourenço da Mata.

 

Dentre os mananciais em situação crítica estão também as captações a fio d'água que são alimentadas pelos rios, a exemplo de Gravatá, no Agreste. A cidade é abastecida atualmente por quatro mananciais. Amaraji, que é uma barragem de acumulação e está com 100% da capacidade, e outras três barragens de nível, que estão em colapso, mas são fundamentais para o Sistema de Abastecimento de Gravatá. No Agreste, a situação é ainda mais sensível diante da seca severa (já considerada histórica) que se abate a região. Os níveis das barragens da região vêm baixando de maneira significativa, fora dos padrões de anos anteriores.

 

Situação crítica ocorre no município de Águas Belas, também no Agreste. A cidade é atendida por uma pequena barragem de nível, a Barragem Lamarão. Assim como acontece todos os anos, sem chuva, o manancial chega ao seu nível mais crítico com tendência a colapsar nos próximos dias. Por isso, uma ação emergencial será realizada para manter o abastecimento de água em 30% da cidade pela rede de distribuição, especialmente nas áreas onde se concentram hospitais, escolas e prédios públicos. Trata-se da ampliação da capacidade dos poços da Baixa Funda, localizados em Tupanatinga, iniciativa que deve ser finalizada em 15 dias.

 

Outra questão preocupante que mereceu alerta diz respeito aos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife. As barragens Bita (13%) e Utinga (14%), que compõem o Sistema de Abastecimento de Suape, atingiram níveis muito abaixo da captação, o que afetou diretamente o abastecimento no Cabo de Santo Agostinho. Para manter o atendimento das áreas que antes recebiam água do Sistema Suape, a Compesa precisou direcionar água do Sistema Pirapama para essas localidades. Essa medida já implica em um déficit hídrico de 120 litros de água por segundo para o município. Pirapama, que antes era responsável pelo abastecimento de água do centro do Cabo e áreas do entorno, agora atende também as áreas que recebiam água de Suape.

 

De acordo com o presidente da Compesa, Alex Campos, as mudanças no esquema de distribuição de água nas cidades são necessárias diante da escassez de água, mas serão reavaliadas com o início da quadra chuvosa. “Nossas equipes técnicas continuarão monitorando os mananciais e qualquer alteração no quadro atual, como é esperado com o início da quadra chuvosa a partir de março, será prontamente revertida na diminuição dos rodízios, que nesse momento são inevitáveis. Entretanto, o uso consciente e racional da água agora será fundamental para atravessarmos esse momento. A conscientização pode evitar desperdícios e contribuir para a gestão sustentável dos recursos hídricos que temos disponíveis”, alertou.

 

Os calendários de abastecimento estão sendo atualizados de acordo com o monitoramento dos reservatórios e entram em vigor a partir da próxima sexta-feira (3) nas cidades impactadas pela redução dos níveis dos mananciais. Eles podem ser consultados nos canais oficiais da empresa: site (www.compesa.com.br), aplicativo e canal de atendimento 0800 081 0195.

 

 

AÇÕES EM CURSO

 

Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca – As ações em curso para assegurar o atendimento nesses municípios, devido à situação das barragens Bita e Utinga, atualmente com 13% e 14% de acumulação respectivamente, recebem aporte de R$ 48 milhões. São elas: reativação da captação do rio Ipojuca; Reativação da Estação de Tratamento de Água ETA Porto de Galinhas; Retrofit dos Sistemas Pirapama e Gurjaú; Ampliação do Sistema de Suape a partir da implantação da 2ª captação no rio Ipojuca. Além disso, implantação do calendário de abastecimento; Fornecimento de carros-pipa; Combate aos furtos; Combate aos desperdícios por vazamentos.

 

Jucazinho – O abastecimento dos 15 municípios atendidos pela Barragem de Jucazinho, no Agreste, hoje com 7% de nível, também está sendo reforçado. Para combater as implicações do baixo nível do manancial, estão sendo investidos R$ 369 milhões com aporte do Governo do Estado. Dentre as ações: a ativação da Adutora do Alto Capibaribe, entregue neste mês; Conclusão da Adutora de Serro Azul (já está em testes); Incremento de 400 litros por segundo para Caruaru, a partir de novo ramal da Adutora do Agreste (ETAs Salgado e Bela Vista – 1º semestre/2025); Conclusão das Adutoras do Agreste (Trechos Caruaru a Gravatá e ETA Salgado a Santa Cruz do Capibaribe); Reativação da elevatória do rio Sirinhaém para Bezerros; mais 24 obras que beneficiam municípios atendidos pelo Sistema Jucazinho. 

 

Águas Belas – O município de Águas Belas é atendido por uma pequena barragem de nível, a Barragem de Lamarão, que entrou em colapso. Para manter o atendimento da cidade, a Compesa fez a troca das bombas de 3 poços do sistema integrado Tupanatinga/Itaíba. Esta ação permitiu um aumento de vazão que vai possibilitar atender a cidade de Águas Belas com uma vazão de 15 litros por segundo, evitando o colapso do sistema. Além desta vazão que vai garantir o abastecimento da área central da cidade, a Compesa já está com sete carros-pipa atendendo a zona periférica da cidade. Para resolver em caráter definitivo a questão de abastecimento do município, o Governo de Pernambuco autorizou a Compesa a publicar em janeiro o edital para a retomada da obra da Adutora do Agreste, que beneficiará, além de Águas Belas, outras cidades da região, um investimento previsto de R$ 30 milhões.

Informações ASCOM Compesa